As Bases do Stand Up Paddle - Trendout.pt

As Bases do Stand Up Paddle

O stand up paddle (SUP) oferece uma maneira divertida de te divertires na água, com o benefício adicional de treinares o teu corpo de uma forma completa. Como tu ficas de pé sobre a prancha, tens um ponto de vista único para veres o que está debaixo da água e no horizonte.

Antes de saíres para a água pela primeira vez, é útil conheceres um pouco sobre equipamentos de SUP e respetivas técnicas básicas. 

  • Como te podes preparar para o SUP; Com algumas dicas simples podes garantir que não ficas a remar em círculos.
  • Uma das outras dicas importantes é fazeres do vento, o teu melhor amigo.

Equipamento: Precisas de apenas algumas peças-chave do equipamento para desfrutar do desporto stand up paddle.

Prancha: Nas tuas primeiras experiências, podes alugar equipamentos ou pedir emprestado a um amigo. Depois disso, se decidires praticar SUP, considera comprar o teu equipamento. A escolha da tua prancha é determinada por uma combinação de peso e habilidade do remador,  o objectivo para que queres usar a prancha (passeio, treino, relaxamento) e as condições locais. Existem vários tipos de modalidades, como SUP recreativo, surf, turismo, corrida e SUPyoga.

Se alugares equipamentos de SUP, a nossa equipa da Trendout pode-te ajudar a escolher a prancha mais adequada ao teu nível. Para saberes mais sobre o aluguer de pranchas, consulta Alugar pranchas de SUP no nosso website.

Remo: Um remo de SUP parece um remo de canoa com uma lâmina em forma de gota/ lágrima que se inclina para frente. O comprimento correto do remo chega ao teu pulso quando tens o braço esticado na vertical ao lado da tua cabeça, podes fazer isso colocando o remo ao teu lado junto ao corpo.

(DFP - Dispositivo de flutuação pessoal ou colete flutuante): As pranchas de stand-up paddle são consideradas como embarcações. Portanto, se estiveres a remar fora de uma área de surf ou natação, precisarás ter um DFP a bordo. Isto é válido para adultos e crianças.

Apito de segurança e luz: Também podes usar um apito de segurança para avisar outros velejadores. Se pensares remar depois do pôr-do-sol, deverás de ter uma luz a bordo.

Roupas adequadas: Durante os meses de verão, a maioria das pessoas escolhe usar uma combinação de t-shirt, calções, leggings ou uma licra com proteção solar. Para condições frias em que a hipotermia é uma preocupação, sugerimos que uses um fato de neoprene (3/2mm ou 4/3mm, em situações de muito frio, podes usar um 5/4mm).

Leash: normalmente vendido em separado, o leash prende a tua prancha de SUP ao teu corpo, assim, caso caias, não vais perder de vista o teu equipamento. A tua SUP é um grande dispositivo de flutuação, portanto, estar conectado a ele pode ser importante para a tua segurança. Existem Leashes projetados especificamente para surf, águas planas e rios, certifica-te que compras o correto para o estilo da tua prática. Nos nossos packs que alugamos o Leash e colete flutuante já vai incluído.

Proteção solar: Usa protetor solar, óculos escuros e roupas de proteção solar para não apanhares escaldões.

Técnicas básicas de remo de SUP: Com apenas um pouco de instrução, a maioria dos iniciantes consegue-se levantar e começar a remar logo após uns cinco minutos de prática.

Para começar, aqui estão algumas dicas:

  1. Começa de joelhos
  2. Tenta levantar-te e olhar no horizonte
  3. Sente a prancha e tenta criar equilíbrio
  4. Usa o remo na horizontal, caso queiras melhorar o equilíbrio
  5. Aceita a queda e tenta de novo, é normal

Fica ao lado da prancha em águas até os joelhos (profundidade suficiente para que as barbatanas da prancha não atinjam o fundo).

Segura a prancha nas laterais e coloca-te na prancha em posição ajoelhada, logo atrás do ponto central da prancha (podes localizar rapidamente o centro da prancha encontrando a pega de transporte).

Mantém as mãos nas laterais da prancha para a estabilizar e move um pé de cada vez para colocares os pés onde estavam os joelhos.

Em vez de te levantares num único movimento, começa por levantar o peito enquanto manténs os joelhos dobrados. Quando o teu peito estiver na vertical, estende as pernas para te levantares, sem esqueceres o ponto de vista do horizonte.

Ficar em equilíbrio na tua SUP

Quando estás de pé, há algumas coisas que podes fazer para manteres o equilíbrio na prancha:
  1. Posiciona os pés de forma a que fiquem paralelos, afastados e à largura dos ombros e centrados na prancha.
  2. Mantém os dedos dos pés apontados para a frente, os joelhos levemente dobrados e as costas retas.
  3. Mantém a cabeça e os ombros firmes e na vertical, coloca e direciona o teu peso movendo o teu corpo com a ajuda do remo.
  4. O teu olhar deve estar ao nível do horizonte de forma a que evites olhar para os teus pés.

Como deves segurar no remo de SUP? É bastante comum ver remadores iniciantes a segurar os remos de SUP erradamente. Para evitares cometer o mesmo erro, há duas coisas que deves saber:

  1. Certifica-te de que a lâmina fica afastada de ti e na direção do nariz/nose da prancha.
  2. Quando estás a remar no lado direito da prancha, a mão esquerda tem de segurar no punho em forma de T e a mão direita mais abaixo. Ao trocares de lado, deves inverter a posição das mãos.

Cair e voltar a tentar

Apesar dos teus melhores esforços para manteres o equilíbrio, vais cair na água certamente. Até os supistas experientes mergulham de vez em quando, por isso, se estiveres um pouco hesitante, não te preocupes com isso e lembra-te de que o SUP é um desporto aquático, por isso não há problema se deres uns mergulhos!

Quando perdes o equilíbrio deves:

  1. Inclinar-te para o lado, para que caias na água e não em cima da prancha. Se caíres na prancha tens mais probabilidade de causar lesões.
  2. Tenta segurar o remo. Se largares o remo, recupera a prancha primeiro e depois rema para ires buscar o remo. Os nossos remos são flutuantes, por isso, não haverá problema em recuperares o teu remo depois de uma queda.

Para voltares à tua SUP depois da queda:

  1. Posiciona-te ao lado da prancha e perto do centro (pega).
  2. Segura na pega no centro da prancha com uma mão.
  3. Deixa as pernas flutuarem até a superfície, depois deves impulsionar as pernas enquanto puxas a pega para te fazeres deslizar para cima da prancha.

Remadas

Aqui é quando a verdadeira diversão começa. Existem três remadas básicas que te vão ajudar a criar velocidade.

Remada para a frente

  1. Esta remada básica impulsiona a tua prancha para a frente através da água.
  2. Coloca o teu remo na água, cerca de dois pés para a frente e puxa a lâmina do remo na superfície da água.
  3. Mantém os braços retos e faz uma rotação ligeira do tronco enquanto remas. Empurra o punho do remo para baixo com a mão que está em cima em vez de puxares o remo para trás com o braço.
  4. Para seguires uma linha razoavelmente reta, precisas alternar os traços em ambos os lados da prancha. Não há um número definido de remadas por cada lado; tenta cerca de três ou quatro remadas de um lado e depois mudas para o outro.
  5. Quanto mais vertical mantiveres o remo, mais retilíneo e suave será o teu movimento.

Remada inversa

A remada inversa é simples de executar e pode ser usada para reduzires velocidade, parares e girares. É essencialmente o oposto da remada para a frente.

Se estiveres a remar à direita, coloca a lâmina mais atrás e empurra a água para a frente. Verifica se a lâmina está totalmente abaixo da linha da água.

Se fizeres o movimento inverso no lado esquerdo podes fazer girar por completo a tua prancha. Quanto mais atrás te posicionares na prancha, mais facilidade vais ter em manobrar e direcionar o teu percurso.

Locais e condições

  1. Escolhe um local de água pequeno e calmo, como um lago ou lagoa, livre de muitos obstáculos, como barcos e bóias.
  2. Procura uma praia de areia ou outro lugar onde possas entrar na água facilmente com a tua SUP.
  3. Escolhe um dia com sol e com pouco vento.
  4. Se a tua rota exigir que remes contra o vento, fá-lo na saída para poderes receber um impulso do vento quando estiveres cansado e de regresso.
  5. Vai com um amigo e planeia remar por cerca de uma hora no teu primeiro passeio.

Podes consultar as nossas pranchas e alugueres nestes links: Pranchas Insufláveis e Alugueres de pranchas de Stand Up Paddle, se quiseres encontrar alguns locais para praticar, pesquisa por Sup Spot no nosso cabeçalho do site (pesquisa).

#enjoylife "A vida é uma filosofia, pratica-a" 
Voltar para o blogue