Para veres as promoções > Clica aqui!

O tamanho do remo no SUP

O tamanho ideal de remo é um fator muito importante na prática do Stand Up Paddle em todas as suas versões/modalidades.
O remo é dos equipamentos mais importantes, é a ferramenta que usas para impulsionar a prancha e o teu peso sobre a água, logo, se o remo não é adequado, a tua performance é menor e irás ter maior desgaste físico e possivelmente algumas lesões.


Remo para SUP WAVE
Se a tua modalidade é Sup Wave (Ondas), a tua prancha não flutua tanto com uma prancha de passeio, a tua postura sobre a prancha não é igual, terás uma posição mais flectida e os pés também têm um posicionamento diferente. No caso do Sup Wave damos o conselho de que o remo tenha a tua altura, esta será a proporção correta para a tua postura e o posicionamento da lâmina dentro de água. É claro que isto pode ser encarado como um padrão, mas com o tempo, dependendo do teu estilo e da tua consciência corporal, podes ir adaptanto o tamanho (com mais ou menos centímetro). O que interessa é que te sintas confortável quando fazes o movimento de força e impulsão, tens que sentir que o teu corpo está a fazer um movimento natural. Caso contrário, poderás desenvolver algumas lesões, não de imediato, mas com as horas de prática poderás comprometer a tua saúde.


Por outro lado, se o remo for mais pequeno, vais ter mais facilidade em manobrar a prancha e até terás mais controlo do teu equilíbrio, quando surfas a onda. O peso do remo é outro dos fatores importantes a ter em consideração, claramente que se o remo for mais leve, terás uma diminuição de esforço e aumento da performance ao longo do tempo. No entanto, existem pessoas que gostam de treinar com remos pesados, pelo menos durante algum tempo, o obetivo é ganharem mais força abdominal e de ombro. Passando para um remo mais leve, a performance e rapidez de remada aumenta, assim como a capacidade cardíaca.


Remo para SUP ALL ROUND ou TOURING - Passeios & Expedições 
Se és um supista que adora passeios, longas distâncias e fazes sup para descontrair, deves usar um remo com mais 10 a 15cm que a tua altura. As pranchas para passeio, normalmente têm mais flutuabilidade, logo, do nível de água à plataforma onde tens os pés as distâncias podem diferir entre 10 a 15 cm, no caso das pranchas que desenvolvemos, a Trendout Touring e a Trendout Race, têm uma espessura entre 15 a 16cm.


Como não precisas de fazer tantas manobras apertadas e mudanças de direção com o remo, podes ter um alcance maior da remada de forma a aumentares a tua velocidade. No caso da modalidade Race, existem atletas que adoptam uma postura de grande flexão de pernas e grande inclinação do tronco, para poderem aplicar mais força na remada e caso não seja água calma, se eles estiverem no mar, a postura com o centro de massa mais baixo, vai trazer mais equilíbrio ao atleta. Neste caso o tamanho do remo deve estar adaptado ao estilo da remada do atleta e deve ser alvo de um estudo ergonómico. Nos nossos packs, incluímos remos ajustáveis, e fornecemos dois tipos, um de alumínio e outro de fibra de vidro.

Como em qualquer modalidade, devemos ter atenção à nossa relação corpo - equipamento, porque para usufruirmos da modalidade em segurança, saber estes detalhes, pode fazer toda a diferença na tua aprendizagem e evolução.

Boas remadas e divirtam-se! #enjoylife


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos