Onde praticar Stand Up Paddle em Portugal? Sup Spot: Aguieira

Onde praticar Stand Up Paddle em Portugal? Sup Spot: Aguieira

Barragem da Aguieira, uma das mais imponentes barragens de Portugal.

Inserida numa localização privilegiada, a Barragem da Aguieira é uma das mais imponentes barragens de Portugal, atingindo cerca de 90m de altura. Abraçando o leito do Mondego, o maior rio português, a sua albufeira estende-se num espelho de água com mais de 2.000 hectares abrangendo os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Penacova, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

Em 1981, a barragem iniciou atividade visando o abastecimento de água, a irrigação agrícola, a regulação de caudais de cheia e a produção de energia elétrica. Hoje, e para além dos seus propósitos originais, a Barragem da Aguieira oferece o melhor da natureza numa paisagem deslumbrante e perfeita para as mais variadas atividades náuticas, de lazer e desporto.

À Descoberta

Com a Barragem da Aguieira, os antigos vales dos rios Mondego e Dão tornaram-se grandes depósitos de águas paradas que atualmente formam os mais perfeitos refúgios para viver uns dias ao ritmo da natureza.

Um desses lugares paradisíacos é a praia fluvial Senhora da Ribeira, na região de Santa Comba Dão. Rodeada por um bosque verdejante, a praia proporciona um ambiente de verdadeira descontração mesmo no coração da natureza. Faça um piquenique apetitoso à beira-rio, mergulhe na água fresca da barragem ou visite a Capela de Senhora da Ribeira, transladada para aqui da antiga povoação que ficou submersa com a construção da barragem. 

Para se deliciar com a melhor vista da região, suba até ao Santuário São Salvador do Mundo. A cerca de 1km de distância da vila de Mortágua, o santuário também conhecido apenas como Senhor do Mundo, oferece o melhor panorama sobre a região.

Para uns dias de sol, longe da confusão citadina, refugie-se na Barragem da Aguieira. Aqui, o azul profundo da água e o verde fresco da floresta cruzam-se numa harmonia sublime que cria um ambiente de paz, serenidade e beleza inigualável. Fonte: https://turismodocentro.pt/


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Etiquetas