Onde praticar Stand Up Paddle em Portugal? Sup Spot: Albufeira de Santa Clara

Barragem de Santa Clara

A Barragem de Santa Clara (anteriormente conhecida por Barragem Marcelo Caetano) é uma barragem situada no rio Mira, concelho de Odemira, no Alentejo Litoral, perto do limite com a região algarvia. Localiza-se na freguesia de Santa Clara-a-Velha. Já foi em tempos a maior barragem portuguesa. Foi construída com o objectivo de regadio para todo o concelho.

Barragem de Santa Clara

Mandada construir pelo Estado Novo, a albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo considerada uma das maiores da Europa. Alimentada pelo Rio Mira, a partir de Santa Clara a água percorre 84,9 Km de canais, 50,4 Km de distribuidores e 309,6 Km de regadeiras.

Envolvida numa deslumbrante paisagem serrana o espelho de água de Santa Clara é um dos mais fortes pontos de interesse turístico do interior do concelho de Odemira. Um passeio por este lago gigante permite observar os seus inúmeros recantos e ilhéus, quase sempre com uma paisagem de floresta como envolvência.

Do paredão ou do cimo do Cerro, a grandiosidade da barragem impressiona. Nas suas águas pode-se praticar canoagem, remo ou pesca desportiva, sendo que ali abundam o achigã, o pimpão e o lagostim.

Local sossegado, torna-se ideal para os amantes da caça, pesca, dos desportos náuticos ou simplesmente para um período de descanso em perfeita integração com a natureza. Com uma situação impar, olhando a barragem de frente e rodeado de montes e vales, cobertos de intensa vegetação. A poucos quilómetros a aldeia de Santa Clara-a-Velha merece uma visita atenta e demorada.

A aldeia, branca e florida, desenvolveu-se à sombra da Igreja de Santa Clara de Assis, conservando o seu carácter rural. Nota também para a Fonte do Azinhal, datada de 1892 e restaurada em 1995, junto da qual existe um aprazível parque de merendas. Junto da estrada de acesso à Barragem, destaque para a Ponte de D. Maria, ou Ponte Romana, como também é conhecida. Fontes: Wikipédia, https://turismo.cm-odemira.pt/


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos