Quais são as peças de um skate? - Trendout.pt

Quais são as peças de um skate?

Olá, hoje neste post vamos falar de skate! Vamos enumerar e explicar cada um dos seus componentes e a sua importância. Se achares que poderá faltar informação podes sugerir! :)

Basicamente um street skate, que é a tipologia de skate que vamos apresentar e que também desenvolvemos na Trendout, é um skate constituído por várias peças chave!

  • Tábua ou prancha de madeira laminada
  • Eixos ou Trucks - normalmente vendidos à unidade ou em par
  • Rodas -  normalmente vendidas em dois pares
  • Parafusos - são por norma oito unidades
  • Rolamentos - compostos por duas unidades para cada roda
  • Espaçadores de precisão - servem para colocar dentro das rodas e para manter os rolamentos centrados nas rodas em relação ao eixo do skate.
  • Lixa - Pode já vir aplicada no skate, mas também podes colocar tu mesmo. A lixa serve para gerar atrito entre a tábua e os teus pés. Desta forma não escorregas e tens mais controlo no skate.


Normalmente a tábua é construída por camadas de madeira laminadas, coladas e prensadas com recurso a resinas. Normalmente a madeira utilizada é bastante resistente mas também deve ser leve, e por isso um dos tipos usados é o maple. Normalmente o maple canadiano é o mais utilizado e por isso estas tábuas normalmente são mais caras. Com o tempo verás que valerá a pena o investimento face à durabilidade.

As camadas de madeira são por norma sete, e são coladas e moldadas com recurso a prensas para darem forma às curvaturas do skate, o conhecido tail e o nose (parte de trás e parte da frente). A tábua também tem a parte mais côncava, que pode ser mais ou menos acentuada.

Os eixos ou Trucks, são os componentes direcionais do skate, aparafusam-se à tábua e são complementados pelas rodas, rolamentos e espaçadores. Normalmente são feitos de alumínio, para serem leves, mas o alumínio também pode ter diversas variantes.

O eixo é constituído pela base, parafuso central, o amortecedor (borracha central) e a barra horizontal que tem um formato semelhante a um cabide.

As rodas são outro componente importante para o teu skate, são desenvolvidas em poliuretano ou de uretano, e podem apresentar diversas durezas e tamanhos (ex: 55mm 99a). As durezas variam entre 97 a 103a, quanto mais alto o número mais dura é a roda.

Os rolamentos são os responsáveis pela rotação da roda sobre o eixo de uma forma consistente e segura, normalmente produzidos em aço. São peças que devem ser bem cuidadas e ter uma boa manutenção para serem eficientes e não fazer ruídos desagradáveis.

Relativamente aos espaçadores, são pequenos tubos com tamanhos precisos que encaixam no eixo entre os dois rolamentos de cada roda e que os mantêm na sua posição correta.

Os parafusos são utilizados para colocar os eixos na tábua, assim como as porcas, e podem ser de dois tipos - Allen ou Phillips

A lixa aumenta o atrito entre a tábua e os teus pés e é bastante importante para que consigas controlar bem o teu skate durante os truques. Deves utilizar sapatilhas resistentes porque esta lixa é super abrasiva!

Existe outro componente que pode ser utilizado que é o shockpad, que serve para colocar entre a base do eixo e a tábua. Existem diversos tamanhos e alturas e podes configurar a distância entre o eixo e a tábua fazendo com que o skate se comporte de forma diferente a curvar.

Conhece os nossos produtos para skate neste Link

Voltar para o blogue