SUP SPOT - Lagos do Sabor - Trendout.pt

SUP SPOT - Lagos do Sabor

O rio Sabor é um rio que nasce na sierra de Gamoneda (final meridional dos Montes de León) na província de Zamora (Espanha), entra logo em Portugal, atravessa a Serra de Montesinho no distrito de Bragança.

Afluente da margem direita do rio Douro, passa perto da cidade de Bragança de onde recebe as águas do rio Fervença, indo desaguar perto da Torre de Moncorvo a jusante da Barragem do Pocinho, na aldeia da Foz do Sabor.

Os "Lagos do Sabor" são constituídos por cerca de 70 quilómetros navegáveis numa albufeira que resulta da construção da barragem do Baixo Sabor, abrangendo quatro concelhos do distrito de Bragança: Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.

Segundo os municípios promotores, os "Lagos do Sabor", são um "projeto identitário daquele território do Baixo Sabor, para criar um eixo de turismo sustentável".

Em 2017, foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor e marca "Lagos do Sabor".

Ao longo do percurso estão já colocadas 34 estruturas feitas em madeiras, "que não criam impacto visual" na paisagem, onde serão colocados mapas, roteiros, sugestões gastronómicas ou monumentos a visitar nos quatro concelhos que integram o circuito.

O projeto "Lagos do Sabor" prevê ainda a criação de um "Eco-Resort" flutuante, com unidades de alojamento e capacidade de navegação nos lagos e pontos de ancoragem em forma de flor de amendoeira com pequenas piscinas centrais.

A isto, somam-se praias fluviais e ancoradouros", abrangendo os quatro municípios numa única gestão ao longo de 70 quilómetros de lagos.

Este local é perfeito para a prática de stand up paddle, vale a pena visitar e fazer um passeio.

Fontes: Wikipédia - https://www.diariodetrasosmontes.com/ Facebook: Lagos do Sabor

Voltar para o blogue